Interessados tem até hoje para se inscrever e fazer parte
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), deu início ao Grupo de antitabagismo da Unidade de Saúde (ESF) Planalto, com o objetivo de preparar os fumantes pra deixar o vício. O grupo oferece avaliação clínica, uma abordagem multidisciplinar e, se necessário, tratamento com medicamentos. Essa iniciativa visa apoiar a interrupção do uso do cigarro, ajudando os participantes a adotarem novos hábitos de vida e incentivar o acompanhamento profissional.
Segundo informações da supervisora da unidade Dayane Albino,a unidade de saúde Planalto realiza dois grupos de antitabagismo por ano. Na última semana, foi realizado uma sensibilização sobre o tema, com a participação de 13 usuários e a condução do psicólogo Ângelo Morato. O objetivo foi informar e conscientizar a população sobre os riscos do tabagismo e os benefícios em parar de fumar. Nesta quarta-feira (23/4) serão iniciados os encontros daqueles que demonstraram interesse em continuar neste iniciativa.
Ela reforçou que ainda dá tempo de outras pessoas se unirem ao grupo, sendo que o prazo termina hoje. Para participar, basta que o interessado esteja presente na primeira reunião, que acontece hoje. "Essa é uma forma de unirmos forças para abandono de vez do vício e priorizar a saúde", destacou a supervisora.
O grupo que está sendo formado se reunirá todas às quartas-feiras, às 18h, no Poliesportivo Planalto, localizado na Rua Itambé, nº 05, no bairro Ipiranga. As rodas de conversa são a principal ferramenta utilizada pela equipe para promover a escuta ativa, orientar sobre a dependência do tabaco, explicar os riscos e malefícios do hábito, e o compartilhamento de experiências entre os participantes.
Dados sobre tabagismo
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tabagismo é uma doença crônica caracterizada pela dependência da nicotina, sendo a principal causa evitável de mortes no Brasil. Em 2020, foram registradas 161.853 mortes atribuídas ao consumo de tabaco, representando 13% do total de óbitos no país. Além disso, o tabagismo está associado a diversas doenças graves, como cânceres, doenças cardiovasculares e respiratórias. Esses dados reforçam a importância de programas de cessação do tabagismo, que desempenham um papel crucial na promoção da saúde pública e na redução dos impactos do tabaco na sociedade.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Divinópolis, reforça seu compromisso com a promoção da saúde e a qualidade de vida da população, investindo em ações preventivas e no cuidado integral ao cidadão. A divulgação das ações da unidade é feita por meio de grupos de comunicação com os usuários, Instagram, grupos de moradores do bairro e também com o apoio de outras unidades de saúde do município.