Profissionais da unidade receberam orientações do CAPSi Cidah Viana para aprimorar os atendimentos às crianças e adolescentes
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou ontem (15/4), uma ação de capacitação na Unidade de Saúde do bairro Icaraí. A iniciativa partiu do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Cidah Viana, e foi realizada pela equipe da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O objetivo foi capacitar os profissionais da saúde, a fim de melhorar cada dia mais os atendimentos realizados.
No total, 20 profissionais participaram da iniciativa. O responsável por ministrar a capacitação foi o assistente social e técnico de referência, Maicom Marques. Ele apresentou estratégias assertivas de atuação, com foco na preservação da saúde mental das crianças e adolescentes, bem como ensinou sobre como são registrados os dados do diagnóstico de atendimento do CAPSi e os protocolos de atendimento .
Marques afirmou que a capacitação foi uma oportunidade também de troca de experiência e aproximação entre os profissionais. “Momentos assim, de capacitação, dão clareza ao trabalho prestado pelo CAPSi e estreitam o vínculos entre os serviços que são extremamente importantes. A atenção primária é a porta de entrada crianças e adolescente ao CAPSi. Além disso, quando o acompanhamento, feito através do matriciamento, que é esta estratégia de trabalho em saúde que envolve a construção conjunta de propostas de intervenção entre equipes, chega ao fim esses pacientes retornam ao atendimento da atenção primária”, destacou.
A coordenadora da Unidade Geise Silva, agradeceu a presença do Assistente Social e reforçou a importância de momentos como este para a boa execução dos serviços de atenção à saúde de toda a população, especialmente, de nossas crianças e adolescentes. "Quanto mais a saúde estiver alinhada, mais a população ganha. Nosso objetivo é sempre prestar o melhor atendimento", finalizou.