A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), tem desenvolvido, nos primeiros 100 dias de gestão, diversas ações estratégicas que promovem o acesso à cultura, valorizam os artistas locais e aproximam a arte da população. As iniciativas contemplam áreas como música, teatro, literatura, dança, exposições e eventos populares.
Entre os avanços mais significativos está a criação da “Sala dos Artistas”, um espaço localizado na sede da Semc, na antiga estação ferroviária (Praça Pedro Xisto Gontijo, nº 21, Centro). Equipado com computador e mobiliário, o local foi pensado para que artistas e fazedores de cultura possam se reunir, desenvolver projetos e trocar experiências. “O espaço foi uma demanda apresentada em reunião com artistas, realizada em fevereiro de 2025. A criação da Sala dos Artistas representa um passo importante no fortalecimento da classe cultural, oferecendo estrutura e acolhimento a quem vive da arte em nossa cidade”, afirmou o secretário de Cultura, Mardey Russo.
Outro destaque foi a criação da Sala GTO, no Museu Municipal, dedicada às obras do renomado artista divinopolitano Geraldo Teles de Oliveira. Só nos primeiros meses de 2025, o espaço já recebeu três exposições, com mais de 600 visitas registradas. Pela primeira vez na história, o Museu passou a funcionar também aos sábados e domingos, ampliando o acesso da população à história e à cultura local.
A Biblioteca Municipal Ataliba Lago, no bairro Esplanada, também teve papel relevante na promoção da leitura e formação cultural. Foram realizadas sete sessões da “Hora do Conto”, com participação de aproximadamente 400 pessoas, além do empréstimo de mais de 5 mil livros somente neste ano.
Já o Teatro Municipal Usina Gravatá sediou 11 eventos em 2025, incluindo shows, treinamentos, seminários, workshops, a abertura do projeto Minha Cidade Lê e o tradicional Troféu Orfeu. Está em fase de planejamento o lançamento de um curso gratuito de teatro, que contará, inicialmente, com 60 vagas.
Música e folia
A Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, no bairro Santa Clara, também expandiu sua atuação. Em fevereiro, 229 pessoas participaram do processo seletivo para os cursos gratuitos de instrumentos como flauta, saxofone, piano, teclado, trompete, violão e violino. Neste ano, a escola passou a oferecer também aulas de percussão voltadas a blocos carnavalescos, em parceria com o Projeto Marca Passo.
Um dos marcos mais celebrados pela Secretaria foi a realização do Pré-Carnaval do Divino, que reuniu cerca de 60 mil pessoas e movimentou mais de R$ 5 milhões na economia local. “Foi o maior pré-carnaval que Divinópolis já vivenciou. A população aprovou, e a festa já é reconhecida como uma das melhores do Centro-Oeste Mineiro, consolidando-se como evento oficial da cidade”, afirmou o secretário.
Políticas públicas e formação
Entre as ações estruturantes, destaca-se a criação do Conselho Municipal de Cultura, responsável por discutir políticas culturais e acompanhar o funcionamento do Fundo e do Sistema Municipal de Cultura. Também foi realizada a capacitação da equipe da Semc, com participação no 7º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais e visita técnica ao Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte. “Estamos provando que a cultura está cada vez mais próxima da população, dos artistas e de todos os fazedores de cultura da cidade. Seguimos transformando desafios em ações que geram alegria, pertencimento e desenvolvimento”, finalizou Mardey Russo.