A trajetória dos africanos no Brasil foi o tema central do evento
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), marcou presença na décima edição do evento “Café com Prosa”, realizado no Grande Teatro do Palácio das Artes nos dias (2/4) e (3/4), em Belo Horizonte.
A palestra do historiador, pesquisador e professor Natanael dos Santos, nascido em Divinópolis e agora reconhecido em todo o Brasil como referência na temática étnico-racial, foi parte singular do evento. Ele emocionou o público ao apresentar uma análise profunda sobre a trajetória dos africanos no Brasil.
Através do projeto Griô Educacional, o professor provocou reflexões sobre a maneira como a história é contada e reforçou a urgência de ressignificar o passado e construir um futuro mais justo e igualitário.
Sua fala se conecta diretamente com o Projeto Minha Cidade Lê, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis, que tem como foco a valorização da diversidade étnico-racial nas escolas da rede municipal. A proposta visa promover um ensino pautado no reconhecimento da contribuição da cultura afro-brasileira para a formação da identidade nacional.
A presença da equipe de Divinópolis no evento reforça o compromisso da cidade com a construção de um currículo que respeite e valorize a pluralidade cultural do país. Com o objetivo de garantir que os estudantes tenham acesso a uma narrativa histórica mais fiel, a Semed acompanhou a palestra para enriquecer com mais conhecimento o projeto Minha Cidade Lê com o tema Étnico-racial, a partir do reconhecimento da resistência, da riqueza e do legado do povo africano no Brasil.
Com ações como essas, a Secretaria de Educação reafirma seu papel na formação de cidadãos conscientes, críticos e engajados na promoção da equidade racial e da justiça social.