A Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que hoje (11/3) acontecerá, no Teatro Municipal Usina Gravatá, a partir das 19h, a abertura do projeto “Minha Cidade Lê a Diversidade Étnico-Racial”, em uma noite cultural. O evento marca o início do projeto institucional na Rede Municipal de Ensino e contará com a participação de professores das 51 unidades escolares.
A arte-educadora Mariana Bernardes fará uma apresentação por meio de uma palestra-show intitulada Na Voz do Tambor, na qual abordará a educação étnico-racial e antirracista. Na oportunidade, serão tratadas as leis 10.639/03 e 11.645/08 como exercício diário de construção e implementação da cultura africana e afro-brasileira, assim como indígena, na educação municipal.
Os professores presentes receberão um kit com três cadernos de mediação cultural que tratam de práticas pedagógicas de acordo com a BNCC. Os cadernos são uma fonte de inspiração e uma referência para utilização em sala de aula.
A secretária de Educação, Andreia Dimas, afirma que “a cultura afro-brasileira é um dos pilares mais significativos da identidade e história do Brasil. Ela não apenas enriquece o panorama cultural, mas também desempenha um papel crucial na construção da riqueza social e na formação de uma sociedade mais inclusiva e igualitária”.
Na Voz do Tambor é uma oportunidade para refletirmos e dialogarmos sobre uma educação que valoriza o multiculturalismo brasileiro e as valiosas influências da cultura africana e afro-brasileira.
A Semed apoia projetos referentes à diversidade étnico-racial como forma de promover a igualdade e a justiça social nas escolas. Esses projetos visam combater o racismo e a discriminação, além de promover a valorização da diversidade cultural e étnica.