Município intensifica ações após alto risco de epidemia ser apontado no 1º LIRAa de 2025
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), intensificou as ações de fiscalização realizadas pela Vigilância em Saúde Ambiental após o resultado do 1º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. O índice apresentado, de 6,6%, classificou o município em Alto Risco de epidemia, exigindo medidas emergenciais para conter possíveis surtos de arboviroses, como Dengue, Zika vírus, Chikungunya e Febre Amarela.
Os fiscais de saúde estão vistoriando imóveis onde foram identificados focos positivos do mosquito Aedes aegypti durante o LIRAa. Em casos de irregularidades que representem riscos à saúde pública, os responsáveis serão autuados e poderão sofrer penalidades conforme o Código Municipal de Saúde.
Além das fiscalizações, os agentes de combate às endemias seguem realizando visitas domiciliares, mobilizações e orientações à população sobre medidas preventivas contra o mosquito transmissor das arboviroses.
A Semusa reforça que a conscientização e o engajamento da população são essenciais para evitar a proliferação do Aedes aegypti. O poder público e a comunidade devem atuar juntos para proteger a saúde de todos.