A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretária Municipal de Saúde (Semusa), informa que o Centro de Atenção Psicossocial (Caps III) em parceria com a Uemg Unidade Divinópolis, realizou na tarde do dia 4/11 o segundo encontro de pessoas que tem como experiência ouvir vozes.
Os Grupos de Ouvidores de Vozes são ligados à Rede Internacional Intervoice/ Hearing Voices no Brasil e no mundo, com vários grupos ocorrendo em localidades diferentes, envolvendo pesquisas, publicações científicas, eventos e formações em torno da experiência de ouvir vozes.
Ouvir vozes pode não ser um sinônimo de adoecimento psíquico, mas a compreensão e a relação que será estabelecida com este fenômeno pode conduzir a diferentes estados psíquicos e diferentes respostas sociais.
Estimativas apontam que entre 4% a 10% da população mundial já lidou ou irá lidar em algum momento da vida com a experiência de ouvir vozes. Diante disto, faz-se necessário abrirmos um espaço de observação e compreensão desta experiência, individual e coletivamente, de modo a criarmos redes de apoio e de superação dos efeitos negativos possíveis de coexistir junto a este fenômeno.
O psicólogo do serviço de saúde mental, Lucas Bernardo, relata a importância de novas propostas e abordagem na saúde mental. A adesão dos usuários tem sido gradual, assim como seu desenvolvimento nas atividades propostas pelo grupo.
Daiana, preceptora da Uemg, ainda reitera: "A proposta é criarmos as condições para que estes grupos aconteçam no município de Divinópolis e que uma cultura mais amigável e positiva possa também se estabelecer em torno da experiência de escuta de vozes. Ligados a Uemg, através do Departamento de Psicologia e em parceria com o Caps e com a Rede de Saúde Mental do município, estamos construindo esta possibilidade." Finalizou.