A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoveu, ontem (04/11), uma roda de conversa no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sudeste, com o objetivo de orientar as famílias que enfrentam o descumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família. O encontro ocorreu das 14h às 16h e contou com a participação de 10 famílias.
O evento teve como foco o esclarecimento sobre as condicionalidades do programa, que visam assegurar o acesso das famílias a políticas sociais essenciais nas áreas de saúde, educação e assistência social, buscando promover a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários. Durante a conversa, as famílias receberam orientações sobre como regularizar sua situação, garantindo a continuidade no recebimento dos benefícios.
A roda de conversa foi conduzida pelas técnicas de referência do CRAS Sudeste, Ana Cláudia de Oliveira e Lucimara Maria Ferreira, que esclareceram as exigências do programa e ofereceram suporte para o regular cumprimento das condicionalidades. Os participantes destacaram o avanço significativo no processo que resultou no descumprimento da condicionalidade, além de avaliarem positivamente o acompanhamento técnico realizado durante todo o processo de orientação e readequação das famílias ao programa.
Ao final, as famílias demonstraram unanimidade em suas avaliações, destacando o impacto positivo do acompanhamento recebido e a importância das orientações para a regularização da situação e o acesso contínuo aos benefícios do Bolsa Família.
A Semas reafirma seu compromisso com a melhoria das condições de vida das famílias em situação de vulnerabilidade, por meio de ações de acompanhamento e orientação, garantindo a inclusão social e o acesso aos direitos fundamentais.