A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na quinta-feira (24/10), um grande evento em prol do Outubro Rosa O evento, gratuito e aberto a todas as mulheres interessadas, contou com palestras e ações voltadas para fortalecer a saúde e o bem-estar feminino.
As atividades foram realizadas na Quadra da Igreja Nossa Senhora da Guia e o objetivo foi celebrar a mulher e conscientizar sobre a importância do Outubro Rosa, abordando temas essenciais para todas. Centenas de mulheres participaram das atividades que aconteceram durante todo o dia.
A programação teve início com a distribuição de kits de escovação para os presentes no evento, acompanhada de uma palestra introdutória sobre os Direitos da Mulher, apresentada pela socióloga Adriana Eva. Em seguida, a enfermeira e professora da UFSJ, Edilene Silveira, abordou o tema “Câncer e Saúde Mental”. Logo após, a enfermeira Ana Carolina Corgozinho esclareceu dúvidas sobre o exame preventivo do colo do útero e o autoexame das mamas.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também realizou uma palestra intitulada “Experiências Exitosas”. No decorrer do evento, a assistente social e maquiadora Denise Couto, a cabeleireira Maria Antônia Guimarães e o DJ Alisson Fernando ofereceram às participantes “Um Dia de Beleza” e muita música.
À tarde, as dentistas Lidiane Claudiano e Patrícia de Sá, juntamente com a auxiliar de saúde bucal Geovanea Eliana, promoveram uma palestra sobre a “Importância da Saúde Bucal”, com interação e autoexame bucal. Na ocasião, destacou-se a importância da escovação correta, de métodos de autoexame bucal para prevenção do câncer de boca e da necessidade de evitar o uso de cigarros, principais causadores de doenças graves na região bucal. A enfermeira Karen Cardoso também abordou o exame preventivo do colo do útero, o autoexame das mamas e forneceu orientações sobre a inserção do DIU.
Além disso, houve momentos de cuidados com a beleza, com a maquiadora e cabeleireira Karen Guimarães e o cabeleireiro Amilton César, além de apresentações musicais com o saxofonista José Antônio de Paula.
Maria Antônia, moradora da Vila Belo Horizonte, de 56 anos, destacou a importância do evento: “Foi muito importante estar presente nas palestras desde cedo. Informação nunca é demais; falta querer ter mais acesso à informação por parte das comunidades. Um exemplo disso são os postos de saúde cheios.”
No encerramento, a enfermeira Marla Cristina Castro compartilhou um depoimento e realizou uma sessão de auriculoterapia. A enfermeira e professora da UEMG, Gabriela Gonçalves, finalizou com uma palestra sobre “Mulher e Autocuidado” e uma roda de conversa.
Durante todo o evento, foram disponibilizados serviços de vacinação para atualização da caderneta de vacinação e testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), como HIV, sífilis, hepatites B e C.