A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e participação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), celebraram, na última quarta-feira (16/10), o primeiro aniversário da reinauguração do Restaurante Popular “Rafael Assunção Vaz”. Estiveram presentes e passaram pelo local, neste dia, 660 pessoas, contando com a presença de autoridades, parceiros e cidadãos.
Durante o evento, a Semusa realizou a atualização dos cartões de vacinação, enquanto os alunos da UNA fizeram a pesagem e o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal). Além disso, a Semas esteve disponível para realizar a atualização do CadÚnico para os interessados. A realização deste evento foi uma iniciativa Semas.
A secretária de Assistência Social, Juliana Coelho, falou sobre o papel fundamental do restaurante na promoção da segurança alimentar e da qualidade de vida na cidade, além de anunciar melhorias no restaurante. “Neste primeiro ano, o restaurante recebeu um grande presente, por meio de uma emenda parlamentar, o restaurante será climatizado e receberá novos equipamentos, como um forno e uma lava-louças”, comentou.
A vice-prefeita, Janete Aparecida, refletiu sobre a importância de todos os setores envolvidos na manutenção dos serviços do estabelecimento. “O Restaurante Popular mantém o valor para os almoços ao longo do ano, para todos os cidadãos, sem a produção e o esforço coletivo, não seria possível oferecer a alimentação necessária, o sucesso do restaurante popular é um compromisso de todos e será mantido no próximo ano”, declarou.
A Prefeitura de Divinópolis reafirma seu compromisso com a assistência social e a promoção da segurança alimentar, ressaltando que o Restaurante Popular “Rafael Assunção Vaz” continuará a ser um espaço de alimentação acessível para toda a comunidade.
O restaurante, que esteve fechado desde 2014, teve sua reinauguração em 16 de outubro de 2023, desde então, tem reforçado seu papel como um importante suporte à segurança alimentar da população, oferecendo, em média, 850 refeições diárias, o que totaliza cerca de 18.500 refeições por mês. Este serviço tem um impacto significativo, especialmente para famílias de menor poder aquisitivo.