A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), concluiu uma série de atividades educativas e de conscientização como parte da Semana Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SANS) 2024, realizada entre os dias 14 e 19 de outubro.
Organizada pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Caisans) e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Conseans), o evento também contou com a participação de secretarias municipais, órgãos públicos estaduais, universidades e organizações da sociedade civil.
A semana trouxe diversas atividades focadas na alimentação saudável, no direito humano à alimentação adequada e no aproveitamento integral dos alimentos. Entre as ações promovidas pela Semas, durante a Semana Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, destacam-se:
- Exposição sobre rótulos de alimentos: De 14 a 18 de outubro, a população atendida pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e pelo CadÚnico pôde visitar exposições sobre rótulos de alimentos e aprender mais sobre a importância de entender as informações nutricionais.
- No dia 14, houve atividade sobre alimentação saudável, higienização e aproveitamento de alimentos, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Lar das Meninas, que fica localizado no bairro Porto Velho, beneficiando 25 usuários.
-O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Estevão Bechelane recebeu, também no dia 14, o evento Cozinhart: “Preparando uma alimentação saudável em família”.
- No mesmo dia, aconteceu uma palestra sobre alimentação saudável na terceira idade, ministrada pela nutricionista Renata Souza, no SCFV Fátima Russo. A palestrante deu ênfase nos cuidados alimentares para idosos, impactando 25 participantes.
- O SCFV Vida Nova recebeu uma Oficina Gourmet e roda de conversa sobre alimentação saudável, 59 usuários participaram de uma roda de conversa, seguida de uma oficina de salada de frutas para 11 participantes.
- Gincana lúdica sobre alimentação saudável aconteceu no dia 15 de outubro, no projeto Pão de Alma. Atividades lúdicas e gincanas envolveram 32 participantes, promovendo a importância de escolhas alimentares conscientes.
- Na quarta-feira (16/10), 20 usuários do SCFV Pequeno Mundo participaram de uma oficina prática sobre o preparo de refeições saudáveis, com enfoque no papel do Banco de Alimentos.
- Quinta-feira (17/10), 22 crianças e adolescentes do SCFV Nova Aliança e da Vila de Nazaré participaram de atividades voltadas para a produção de saladas de frutas e de um piquenique saudável.
A semana foi encerrada com o 1º Passeio Ciclístico da SANS, realizado no dia 19 de outubro na Praça do Mercado. A atividade reuniu centenas de pessoas em uma manhã de conscientização e celebração da alimentação saudável.
Juliana Coelho, secretária municipal de Assistência Social, destacou a importância da Semana de SANS. “Ações como essas reforçam o direito à alimentação adequada, previsto na Constituição, e promovem saúde e prevenção de doenças, além de garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA)", finalizou.