A Prefeitura de Divinópolis por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulga o balanço de ações realizadas pela Atenção Primária de Saúde (APS), nos últimos dias, a favor e conscientização sobre o “Outubro Rosa”.
Na manhã de quarta-feira (16/10), a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) Buritis e e.multi 3, em parceria com a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (ACOM), realizou a ação de saúde "Todos os meses são rosas". O encontro aconteceu antigo Terminal Rodoviário da Comunidade do Buritis, contando com a presença de diversas mulheres da comunidade.
Na manhã dessa sexta-feira (18/10), aconteceu na Quadra da Associação do bairro Lagoa dos Mandarins, mais uma ação voltada ao Outubro Rosa. A ESF Lagoa dos Mandarins, realizou um encontro com atividades físicas, que foram coordenadas pela fisioterapeuta, Soraia de Freitas Tavares. Na ocasião foram feitas requisições de mamografia, além de um café da manhã servido para as 25 integrantes.
O evento contou com estandes odontológico sobre técnicas de escovação e também, prevenção e cuidados durante tratamento oncológico, além de distribuição de kits de higiene bucal pela dentista, Larissa Eugênia Fernandes Pinto e a auxiliar de saúde bucal (ASB), Aline Miranda, também contando com aferição de pressão arterial e glicemia capilar pela técnica de enfermagem, Maria José Guimarães.
Também nesta manhã, a ESF Afonso Pena promoveu a prática integrativa chi kung que auxilia na mobilização das articulações e da coordenação, o intuito foi trazer foco nas comemorações de Outubro Rosa e nos cuidados a saúde integral da mulher. A ação contou com a participação dos agentes comunitários de saúde, e com mais seis integrantes.
Para finalizar a sexta-feira (18/10), a ESF Catalão promoveu um encontro com as mulheres, em celebração ao Outubro Rosa. Foram realizadas coletas de exames de prevenção ao câncer do colo do útero, realização de testes rápidos para IST’s, valorização da autoestima das mulheres através de uma aula de automaquiagem e cuidados pessoais, com a técnica de enfermagem, Cláudia Monteiro.
Houve também uma roda de conversa conduzida pela ginecologista Luana Godoi, juntamente com as enfermeiras Fabiana Sampaio e Mayara Silva. Na oportunidade foram abordadas as principais patologias que acometem a mama feminina, além das do colo uterino, tratamentos e foco principalmente na prevenção e autocuidado da mulher. A tarde foi encerrada com lanches para interação das participantes e profissionais.