A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que, ocorreu na última quinta-feira (3/10), a Oficina Pizza Literária. O evento teve como intuito formar professores capazes de desenvolver atividades literárias para o ensino de leitura e expressão, por meio de livros com a temática da afrodescendência.
A oficina teve como público alvo os professores da educação infantil da rede municipal de Divinópolis e contou com a presença de 60 pessoas. O evento, que aconteceu na Semed, foi apresentado pela formadora Cristina Silva, do grupo Bem te Conto, e teve duração total de 8 horas.
Cristina conduziu os presentes ao mundo da leitura africana, apresentando o livro “OYÁ – Ventos ancestrais”, e diversos outros, que encantaram os participantes. A professora orientou os participantes sobre o estudo de um livro de sua escolha, propondo que elaborassem um trabalho no formato de uma pizza. Todos os participantes contribuíram ativamente, incluindo professoras de diferentes escolas que estiveram presentes.
Cláudia Lemos, conselheira do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), descreveu o evento como "muito enriquecedor, por que foram apresentados uma grande quantidade de livros que tratam desse tema da africanidade e da igualdade racial", pontua Cláudia, que também parabeniza o formato de ensino apresentado, "A pizza literária é um formato lúdico e criativo, pois possibilita o exercício de vários gêneros textuais e facilita a introdução desse tema para as crianças", reforça a profissional.
Com isso, a rede municipal cumpre com a lei n°10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino público e privado a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".