A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), realizou, entre os meses de julho a setembro, diversas palestras, com o intuito de propagar conhecimento sobre a segurança no trânsito. As palestras foram realizadas em diversas empresas, e na Escola Ar Livre.
No dia 15 de julho, uma palestra realizada na Ygloo reuniu 50 pessoas e foi uma oportunidade valiosa para discutir a importância da segurança no trânsito. Os participantes puderam aprender sobre práticas seguras e a relevância da conscientização para evitar acidentes. A interação entre os palestrantes e os colaboradores da empresa gerou um ambiente de troca de ideias e reforçou a importância da responsabilidade individual no trânsito.
A Useligas recebeu, no dia 15 de agosto, uma palestra que contou com 100 participantes, que tiveram a chance de se aprofundar em temas relacionados à segurança viária, assim como a Farmax que, no dia 16 de agosto, acolheu uma palestra para 30 colaboradores, onde foram discutidos aspectos cruciais da segurança no trânsito.
A versão infantil da palestra teve como tema “Cuidados Com as Crianças no Trânsito” foi realizada na Escola Ar Livre em 29 de agosto, com a participação de 30 alunos. A abordagem lúdica e educativa proporcionou um ambiente divertido, onde as crianças aprenderam sobre segurança no trânsito de forma interativa. A atividade despertou a curiosidade dos pequenos e incentivou a prática de hábitos seguros desde a infância, reforçando a importância da educação para um futuro mais seguro.
A panfletagem realizada no Centro de Distribuição ABC, ocorrida em 13 de setembro, teve um público de 200 pessoas e marcou o encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da empresa. A abordagem prática e informativa da panfletagem, incentivou os colaboradores a refletirem sobre seus comportamentos no trânsito e a adotarem medidas preventivas.
A educadora de Trânsito, Consuêlo dos Santos Tolêdo, reforçou a importância destas palestras na conscientização do povo. “A educação para o trânsito tem o papel de informar as pessoas sobre a crucialidade da direção defensiva, de reforçar a responsabilidade atrelada a estar como motorista ou pedestre na rua, que inclui o respeito às regras de transito, como semáforos, faixas de pedestres, não utilizar o celular na direção, o emprego da gentileza no tráfego, entre diversas outras”, argumentou a profissional.