A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que, de abril a setembro, as técnicas Evanda Miranda, Érika Muniz e Karina Angélica, juntamente com a secretária Andreia Carla Ferreira Dimas, participaram da formação do Programa Escola em Tempo Integral promovido pelo Governo Federal.
Este programa tem como objetivo oferecer uma educação de qualidade, que garanta o desenvolvimento integral das crianças/estudantes, articulando diferentes saberes e práticas no ambiente escolar, principalmente nas unidades da rede que ofertam o tempo integral. Além disso, outro objetivo do programa o fomento a novas matrículas.
Durante cinco meses, as participantes se aprofundaram nas leis e diretrizes que orientam a educação integral, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Lei 14.640/23 (que regulamenta e orienta a implementação do Programa Educação em Tempo Integral). Essas legislações destacam a importância de uma formação que vá além do currículo tradicional, abordando aspectos sociais, emocionais e culturais, fundamentais para a formação cidadã das crianças/estudantes.
As técnicas e a secretária vêm dedicando a adaptar essas diretrizes às unidades escolares que ofertam a Educação Integral em Tempo Integral na Rede Municipal de Ensino, buscando implementar práticas que promovam a inclusão e a valorização da diversidade nessas unidades escolares, assim como ações intersetoriais e educativas do próprio território de cada uma.
A formação também enfatizou a necessidade de envolver a comunidade escolar, criando um ambiente colaborativo que favoreça o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI.