A Prefeitura de Divinópolis informa que a Secretaria Municipal de Educação (Semed), aderiu ao Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. Este Pacto Nacional é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que visa oferecer apoio técnico e financeiro, para estados e municípios, implementarem ações e programas focados na melhoria dos índices de aprendizagem dos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
A pandemia de covid-19 impactou significativamente o processo de ensino e aprendizagem em todo o país e o Pacto surge como uma resposta a essa realidade, buscando recuperar o tempo perdido e garantir que todos os estudantes tenham a oportunidade de aprender e desenvolver suas habilidades de forma integral.
O detalhamento do Pacto e seus objetivos foram apresentados à equipe gestora das unidades escolares de Divinópolis, que atendem os anos finais do ensino fundamental, em reunião virtual realizada no dia 20 de setembro de 2024:
- Diagnóstico: Identificar as principais lacunas de aprendizagem dos estudantes, a fim de direcionar as ações de forma mais precisa.
- Planejamento: Elaborar planos de ação personalizados para cada escola e município, considerando as suas particularidades e necessidades.
- Implementação: Oferecer formação continuada aos professores, adquirir materiais pedagógicos e implementar novas metodologias de ensino.
- Acompanhamento: Monitorar o progresso dos estudantes e ajustar as ações conforme necessário.
- Avaliação: Avaliar os resultados das ações implementadas e identificar as melhores práticas.
A Secretaria Municipal de Educação já está utilizando a Plataforma de Avaliação e Acompanhamento das Aprendizagens nos Anos Finais. Esta é uma plataforma online que oferece materiais e ferramentas para auxiliar na avaliação e acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes.
Outro momento de formação foi ofertado aos Supervisores Orientadores de Ensino e Diretores Pedagógicos, em reunião presencial, no dia 2 de outubro, com aprofundamento do conceito “Recomposição” e idealização de um plano de ação, a partir dos resultados obtidos em avaliações externas.
O Pacto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e consequentemente, ao Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), o que garante que as ações de recomposição das aprendizagens contribuam para o desenvolvimento de competências essenciais para a vida em sociedade.
De acordo com a secretária de Educação, Andreia Dimas, com a implementação do Pacto, “espera-se que os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental avancem na aprendizagem demonstrando maior domínio dos conteúdos e habilidades previstos para cada etapa de escolaridade; desenvolvam competências socioemocionais, como colaboração, comunicação, pensamento crítico e resolução de problemas; aumentem seu engajamento escolar participando ativamente das atividades e demonstrando maior interesse pelos estudos”, explicou.
O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens representa um importante passo para garantir que todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino tenham a oportunidade de construção de um futuro mais justo e igualitário para todos.