O projeto traz apoio ao pequeno produtor rural fomentando a produção de alimentos e conservação de solo e água na construção de barraginhas
A Prefeitura de Divinópolis, através de representantes de Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag) e da Empresa Assistência Técnica Extensão Rural (Emater), estiveram presentes na Emater de Itaúna na última quarta-feira (26/6), para conhecer dois projetos de sucesso no município: o Programa de Produção de Alimentos e o Programa de Conservação de Solo e Água.
Na ocasião, a comitiva foi recebida pelo extensionista agropecuário da Emater-MG, Adilson Nogueira e pelo encarregado dos operadores de máquinas da Prefeitura de Itaúna, Antônio Moreira Guimarães Júnior. Eles apresentaram os projetos e levaram os representantes de Divinópolis ao campo para verem na prática como o projeto é executado.
Os programas são exercidos da seguinte forma: cada ano são abertas 85 inscrições para cada programa, podendo ser renovadas por mais dois anos subsequentes. São oferecidos trabalhos de maquinário agrícola com os serviços de aração e gradagem, assim como perfuração de barraginhas, distribuição de calcário, mudas e sementes. O custeio é oferecido pelo poder público com uma pequena participação do produtor contemplado.
Em conversa com um produtor de leite do município, Helder Câmara da Silva da Fazenda Três Barras, contemplado pelo programa desde 2008, o mesmo relatou que o serviço ajuda no custeio da alimentação animal (o qual optou pelo plantio de milho para silagem), além de promover o melhoramento do solo executando uma rotação de cultura na sua propriedade.
O secretário de Agronegócios, Gustavo Mendes Martins, e a diretora de Agropecuária, Infraestrutura e Inspeção, Amélia Branco, agradecem a receptividade e a parceria dos técnicos da Emater de Itaúna e salientam que projetos de sucesso como esse, são um excelente caminho para serem replicados em nosso município, tendo como princípio o fomento da produção agrícola e apoio ao pequeno produtor rural.