A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), assinará, na próxima quinta-feira (4/7), um convênio para a implantação de uma unidade do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) no município.
A ação acontecerá às 16h, no hall do 5º andar do Centro Administrativo da Prefeitura. A iniciativa é um projeto social da Escola do Sebrae, que oferece formação empreendedora e uma vivência prática do mundo dos negócios à estudantes, com idade entre 16 e 24 anos, que estão concursando o 3º ano ou concluíram o ensino médio na rede pública de ensino.
Entre as autoridades e lideranças presentes estarão: o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva; o superintendente da entidade, Afonso Maria Rocha; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo Gonçalves; a vice-prefeita, Janete Aparecida; e o prefeito, Gleidson Azevedo.
Em Divinópolis, serão ofertadas 70 vagas gratuitas do curso técnico em Administração, divididas em duas turmas com 35 alunos cada. O curso, previsto para começar em 2025, terá duração de um ano, e desenvolve no estudante, atitudes empreendedoras, habilidades de gestão, análise ambiental, solução de problemas, oratória, ideação e modelagem de negócios e responsabilidade socioambiental.
As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, nos turnos da tarde ou noite, de forma presencial, em duas escolas públicas de Divinópolis que serão estrategicamente escolhidas para facilitar o acesso dos alunos.
O prefeito, Gleidson Azevedo, comentou sobre a importância do convênio. “Este convênio é de grande importância da formação empreendedora para a sustentabilidade dos novos negócios na nossa cidade. Esses alunos serão capacitados para desenvolver negócios mais sustentáveis e competitivos, e para se inserir no mercado de trabalho. Uma forma de entregar mais qualidade de mão de obra para nossas empresas, com capacidade gerencial e conhecimento técnico em administração, baseados em uma metodologia consolidada nacionalmente”, pontuou.
O gerente do Sebrae Minas na Regional Centro-Oeste e Sudoeste, Leonardo Mól, que já foi aluno da Escola do Sebrae, destacou sobre a importância do NEJ. “Passar pela Escola do Sebrae transformou minha vida. Aprendi que precisava empreender e ser o gestor da minha carreira. O curso me deu ferramentas para isso acontecer, e mudou totalmente meu futuro profissional e minha vida pessoal ao trabalhar, também, o aspecto comportamental. Agora, será uma oportunidade para replicar isso com tantas outras pessoas da região,” destacou.
Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ)
Criado em 2010, o NEJ já contribuiu para a formação técnica de mais de três mil estudantes, e o projeto funciona em Araxá, Uberaba, Ibirité, Itabirito, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Belo Horizonte, Brumadinho, Contagem, Mateus Leme, Sarzedo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Vespasiano, Itabira, Patos de Minas, Brasília (DF), Toledo (RS) e Porto Alegre (RS).
Por meio de uma metodologia de projetos que alia teoria e prática, os estudantes são estimulados a desenvolver habilidades e competências empreendedoras e de gestão, fortalecendo características essenciais, como autonomia, proatividade e consciência social. O intuito é transformar os estudantes em empreendedores e protagonistas preparados para os desafios da vida e do mercado de trabalho.