A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), comunica que, hoje (27/6), foi realizada a entrega dos Kits de Atendimento de Urgência e Emergência da Atenção Primaria à Saúde (APS). O desenvolvimento do projeto AUE-APS foi motivado pela necessidade de dar as unidades de saúde e aos profissionais, a condição adequada para o atendimento às situações de emergência.
O projeto teve sua primeira fase ocorrida entre os meses de agosto e dezembro de 2023 e envolveu a capacitação de aproximadamente 1000 profissionais da APS, e teve a importante parceria do CISURG-Oeste (Samu). Porém, além da capacitação dos trabalhadores, era necessário investir na compra de equipamentos e isso foi feito. Com um valor de quase R$ 800 mil, foram adquiridos os kits contendo uma bolsa com medicamentos e insumos essenciais, equipamentos de suporte ventilatório e um desfibrilador eletrônico automático (DEA).
Dessa forma, a partir de hoje, todas as unidades de saúde do município estarão equipadas para prestar o primeiro atendimento emergencial até a chegada do resgate, e daí, a remoção adequada para unidades de pronto-atendimento ou hospitais.
Vale ressaltar que as Unidades Básicas de Saúde, embora não sejam unidades de pronto-socorro, são locais procurados pelos usuários em casos de urgência, e precisam estar preparadas para estas situações, tanto do ponto de vista de profissionais treinados quanto de equipamentos adequados.
A vice-prefeita, Janete Aparecida, expressou grande satisfação com a entrega dos equipamentos completos de primeiros socorros para todas as unidades de saúde. “Além da compra de todos esses equipamentos, os treinamentos já foram iniciados e serão intensificados no mês de julho para que, em casos de atendimento emergencial, as pessoas possam receber na própria unidade de saúde os primeiros socorros com os equipamentos adequados. É claro que a nossa vontade é que ninguém precise destes equipamentos, mas caso precise, as unidades terão condições de atender a população”, completou.
Agora, todas os profissionais passarão por uma nova fase de treinamento que consistirá no manuseio correto do DEA e estabelecimento dos fluxos de atendimento, caso ocorra uma situação emergencial.