A Prefeitura de Divinópolis, através do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), participou do I Seminário Estadual sobre Crise e Urgência em Saúde Mental do Estado de Goiás, realizado entre os dias 19 e 20 de junho.
Na ocasião, foram abordados temas como crise psíquica, legislação sobre internações voluntária, involuntária e compulsória, cuidado em saúde mental em risco elevado de suicídio. O gerente de Saúde Mental de Divinópolis, Thiago Magela Ramos, foi um dos palestrantes com o tema “Cuidado a crise psíquica no Caps III e Caps Ad III”.
Em Divinópolis, a Semusa apresenta em sua Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) os seguintes dispositivos: Caps III, Caps Ad III, Caps ij, dois serviços residenciais terapêuticos e uma Unidade de Acolhimento Adulto, e um Centro de Convivência e Cultura em processo de abertura.
De acordo com o gerente da Caps, Thiago, é gratificante e esperançoso auxiliar na proliferação dessas novas abordagens em saúde. "Ser convidado para este evento revela que os nossos serviços estão sendo vistos de alguma maneira e poder falar das experiências em Divinópolis, como o diálogo aberto, por exemplo”, salientou.