A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), informa sobre a abertura da Exposição: “Olhares da Potência: A Vida, a Arte, e a Poesia da Pessoa com Deficiência”, que foi realizada no hall do 2° andar do Centro Administrativo na tarde de hoje.
O evento integra o calendário comemorativo dos 112 anos de emancipação político-administrativa do município de Divinópolis e contou com uma apresentação de música ensaiada por membros da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
No intuito de auxiliar e destinar os cuidados necessários para pessoas com deficiência, o município conta com diversas instituições parceiras, como a Associação dos Deficientes do Oeste de Minas (Adefom), a Apae, o Instituto Helena Antipoff e SOS do Câncer.
A vice-prefeita, Janete Aparecida, expressou gratidão pelas instituições que fazem um trabalho exemplar com as pessoas com deficiência. “Nós não tratamos nossos companheiros como se estivéssemos fazendo um favor, e nem somos tratados como se essa fosse nossa obrigação, somos parceiros, e juntos conseguimos avançar ainda mais na qualidade de vida das pessoas com deficiência”, destacou.
A gerente de Proteção Social e Benefícios e diretora interina sobre Drogas e Direitos Humanos, Michelle Lopes, abordou sobre a importância da exposição. “Quando falamos de ‘Olhares da Potência’, na questão da deficiência, muitas pessoas focam na falta, e nós quisemos trazer um pouco hoje o que a gente transcende, porque a gente é mais”, expressou.
O músico Daniel Penido, um dos grandes nomes em regência e percussão da cidade, comentou sobre a música como prática para pessoas com deficiência. “É um jeito de trabalhar a atenção, o foco, a improvisação, a socialização e a cobrança de uma forma lúdica e divertida”, pontuou.
A exposição está aberta ao público, no hall do 2º andar do Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis, e poderá ser visitada até a próxima sexta-feira (28/6).