A Prefeitura de Divinópolis, por meio da equipe Estratégia de Saúde da Família (ESF) Ipiranga da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), conduziu, na manhã de hoje (24/6), uma conversa com a temática sobre bullying, na Escola Estadual Miguel Couto.
A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, que é uma estratégia intersetorial criada em 2007, no âmbito dos Ministérios da Saúde e da Educação, contribuindo para a formação integral do estudante. Participaram do evento aproximadamente 100 alunos do ensino fundamental e médio, que interagiram e tiraram dúvidas com os profissionais.
Na ocasião, foram entregues panfletos informativos acerca do tema. A ação foi conduzida pela assistente social da equipe eMulti, Geisamara Silva, e pela agente comunitária de saúde Gabrielle Andrade. O objetivo principal da ESF Ipiranga com esse projeto é realizar ações mensais nas escolas de sua área de abrangência.
Segundo a agente de saúde Gabrielle Andrade, é sempre importante conscientizar os adolescentes sobre o bullying, pois o mesmo não é um problema apenas para quem sofre, mas sim de toda sociedade.
De acordo com o supervisor da ESF Ipiranga, Alisson Israel Rodrigues, integrar educação e saúde é um dos grandes objetivos do nosso trabalho. “Isso proporciona aos estudantes uma vasta temática que dialogue com seu cotidiano e permita refletir, discutir, aprender e ampliar os horizontes, a fim de que tenhamos uma sociedade mais esclarecida e saudável!”, exclamou.
A ESF Ipiranga, no âmbito da Atenção Primária à Saúde, reforça seu papel no desempenho das ações individuais, coletivas e familiares de promoção à saúde, prevenção de doenças e proteção por meio de parcerias locais, desenvolvendo práticas de cuidado integrado e gestão qualificada.