A Prefeitura Municipal de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que já instalou o processo de apuração do caso noticiado na mídia, relativo à existência de dois resultados de exames laboratoriais realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro Martins, com substancial diferença de resultado, ainda que considerada a realização de hemotransfusão da paciente.
O Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (Ibrapp) foi notificado para prestar os esclarecimentos que lhe compete e, paralelamente, o serviço vigilância sanitária do município foi acionado para a realização de uma inspeção extraordinária no laboratório contratado, para fins de aferição da adequação do mesmo aos protocolos de qualidade e regramentos sanitários.
A Secretaria Municipal de Saúde, em reunião realizada na manhã da última sexta-feira (21/6), já tratou com o CIS-URG sobre a possibilidade de substituição do laboratório prestador de serviços.
Para que haja mais elementos para a condução do processo de apuração, e para que o tratamento da paciente possa transcorrer sem ocorrência de dúvidas, a mesma será submetida a novo exame laboratorial na rede privada.