Colaboração entre Prefeitura, UFSJ e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará destaca a importância da conservação da riqueza hídrica local
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana (Seplam), e em parceria com a Universidade Federal São João del-Rei (UFSJ) e com o Comitê da Bacia Hidrográfica Rio Pará, abriu na tarde de hoje (14/6), a exposição com tema de “Recursos Hídricos de Divinópolis”.
A mostra, faz parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente e está localizada no Espaço Flávia Mourão, no hall de entrada do Centro Administrativo da Prefeitura. O local poderá ser visitado, de segunda à sexta, de 8h às 18h, até o dia 20 de junho. A exposição tem como intuito destacar os grandes recursos hídricos presentes no município e faz parte de uma iniciativa, realizada em todo o estado, de mapear as nascentes mineiras, na qual a cidade de Divinópolis é uma das pioneiras.
Durante a cerimônia de inauguração, o analista ambiental, Newton Gontijo Sampaio pontuou que os recursos hídricos são de todos e é de suma importância que os mesmos sejam preservados. “É fundamental termos seriedade de cuidar da vegetação, incluindo a mata ciliar (vegetação florestal que acompanha os rios de médio e grande porte). A Prefeitura mantém projetos de recuperação dessa mata e é responsável pelo plantio e manutenção de mais de 1400 mudas plantadas não só nessas áreas, mas também em praças pela cidade”, informou.
O secretário de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana, Marco Túlio Silva Santos, enfatizou que o meio ambiente é intrínseco à existência humana. “Preocupar hoje com o meio ambiente é se preocupar com o nosso próprio futuro. A Prefeitura tem cuidado do futuro do município, em todas as suas esferas, deste o plantio de mudas, passando pela criação de leis e regulamentações, até nos hábitos governamentais que priorizam o cuidado responsável com o meio ambiente”, exclamou.