07 MAI 2024
Visat destaca a importância de ações contra o abuso de drogas para o trabalho
Não é somente dizer não as drogas, mas tratar, acolher e cuidar de seus dependentes!
A Prefeitura de Divinópolis, através da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa sobre as ações e práticas que envolvem, desde a vigilância sobre os agravos relacionados ao trabalho com a intervenção de fatores de risco ambientais nos processos de trabalho, como também em ações educativas e avaliações estatísticas para promover a saúde desse trabalhador.

O uso abusivo de drogas, produz uma dinâmica de intenso sofrimento orgânico e psíquico do indivíduo refletindo em toda a sociedade, na família, nos estudos e no trabalho. Essas influências se tornaram tão relevantes que estão se tornado um instrumento para uma política públicas voltada a prevenção e cuidado ao indivíduo no uso abusivo de drogas no trabalho.

Por que no trabalho? Em uma sociedade em que a produção e o capital têm papel fundamental, o trabalhador se torna o ator principal para gerar movimentar e produzir o fluxo de harmonização no dia a dia da sociedade contemporânea.

Atualmente, devido à oferta e variedade de drogas acessíveis em todas as camadas sociais, a droga não é caracterizada somente como prazer, mas fuga de uma realidade imposta de competição e produção a todo custo. Não existe um fator preponderante que determine a dependência química, mas uma confluência de fatores e condições internas e externas que produzirá o usuário de drogas dependente químico.

Estimando-se que 10% da população dos grandes centros urbanos consome drogas abusivamente, fato este que produz implicações sociais, psicológicas, econômicas e políticas. A prevenção e o cuidado diário do trabalhador se fazem necessárias para que se diminua as consequências na produção e principalmente para o dia a dia da sociedade.

Às dificuldades e pressões cotidianas somam-se as que são impostas a um indivíduo, em relação às suas atividades laborais, pelo simples fato de ser usuário de drogas. É prática corrente do usuário de drogas omitir a sua condição com receio de represálias que poderiam, até mesmo, representar a perda do emprego.

Vale lembrar que, numa fase mais precoce da dependência, na qual a saúde não está tão comprometida, a abordagem terapêutica tende a ser mais produtiva para tratamento e cuidado com o trabalhador.

Portanto é importante que esse trabalhador seja cuidado e ajudado precocemente em sua saúde física e mental para sua inserção ao trabalho de forma contínua e não ocorra uma ruptura desse trabalhador com seu trabalho e seu dia a dia.

Não somente dizer não as drogas, mas tratar, acolher e cuidar de seus dependentes! Importante que os cidadãos saibam que, em Divinópolis, existe o tratamento especializado no Sersam-Caps AD pelo telefone 3229-6054, que funciona 24 horas por dia.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024