Conforme cronograma do plano de ação estabelecido pela Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Seplam) que visa a recuperação das áreas degradadas dentro do perímetro urbano da cidade, foi realizado na tarde da última terça-feira (10/12) o plantio de 400 mudas de espécies arbóreas variadas, no Parque Ecológico Prefeito "Dr. Sebastião Gomes Guimarães". A mobilização contou com a participação da diretora de meio ambiente, Sílvia Letícia Ribeiro, o secretário de planejamento urbano e meio ambiente, Willian Araújo, e com a equipe de gerência da empresa Algar Telecom.
As espécies plantadas foram divididas em lotes de acordo com as seguintes características: árvores fixadoras secundárias, árvores frutíferas e outras típicas do nosso cerrado, seguindo o projeto de arborização daquele local, onde constitui na formação de bosques e áreas verdes adensadas, colocadas dentro de um estudo elaborado pela equipe técnica da SEPLAM, que tem como objetivo final a recuperação total da área do parque.
Durante o plantio, o biólogo, Claudemir Henrique da Cunha, explicou o papel diferenciado que o parque da "Ilha" tem dentro da cidade e a importância da conservação dessas áreas verdes no perímetro urbano de Divinópolis, segundo o mesmo, "o cumprimento de mais uma etapa, ressalta do estudo e da análise das variantes que envolvem todo o projeto, porém, como houve um atraso no período chuvoso, foi necessário atrasar esse plantio que estava previsto para ocorrer no mês de outubro. Mesmo com a alteração de data, foi possível alcançarmos mais uma meta no projeto que segue durante o ano de 2014."
Após o plantio, houve um bate-papo com todos na Sala Verde "Frei Paulino" e o Secretário Willian, falou da importância da parceria entre o setor público e o setor privado e destacou: "os desafios do setor de meio ambiente, nos colocam problemas emergenciais que exigem soluções práticas, porém, não devemos nos esquecer que não existem fórmulas mágicas para tais. Iremos construir uma cidade com melhor qualidade de vida, através de diálogos e parcerias entre os setores, onde possamos estudar e analisar as melhores metodologias que visam sempre o bem estar coletivo".