Com objetivo de conscientizar a populao sobre o combate dengue, a Secretaria Municipal de Sade (Semusa), em parceria com a Universidade Federal de So Joo del-Rei, que desenvolve o Programa de Educao pelo Trabalho/Vigilncia em Sade (PET/VS), realiza no prximo domingo (15/12), s 9h, ao educativa na feira do bairro Niteri.
Durante as atividades, haver apresentao de teatro, jogos de perguntas, e sorteio de brindes para os participantes. A ao conta com a participao de dez alunos e dois professores da UFSJ, dois preceptores e equipe de educao da Semusa.
De acordo com a preceptora da Semusa, Adriana Gomes, as atividades visam formao dos alunos, por meio de aes preventivas junto comunidade. O combate dengue s possvel se houver participao da populao. Dedicar dez minutos por dia no seu controle fundamental. Tomar medidas dirias, como a verificao de recipientes que possam acumular gua, tanto em casa como no trabalho, conversar com os vizinhos sobre o assunto, tudo vlido no combate dengue. A dengue mata e um problema de todos. Combat-la nossa obrigao social, ressalta.
PET-Sade
um projeto do Ministrio da Sade para contribuir com o servio de Vigilncia em Sade dos municpios em relao a dengue. Constitui-se em um instrumento para viabilizar programas de aperfeioamento e especializao em servio dos profissionais da sade, bem como de iniciao ao trabalho, estgios e vivncias, dirigidos aos estudantes da rea, de acordo com as necessidades do Sistema nico de Sade (SUS), cujas atividades tiveram incio em junho de 2013 em Divinpolis.