19 ABR 2024
TRÂNSITO
Workshop “Entretenimento Consciente” alinha relação entre estabelecimentos e moradores
O evento foi realizado com o objetivo de analisar a busca pela harmonia entre bares/restaurantes e moradores das regiões ao entorno em relação à perturbação do sossego
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Fiscalização Urbana e Meio Ambiente (Seplam), da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança Pública (Settrans), e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), realizou, na tarde de ontem (18/4), o workshop “Entretenimento Consciente”.

O evento, realizado no auditório da Settrans, contou com a presença de dezenas de pessoas, dentre autoridades e representantes de bares e restaurantes. O objetivo foi promover e aprimorar a conscientização da população, e dos produtores de entretenimento do município, acerca da temática da perturbação do sossego, além da busca por maior alinhamento e cooperação entre todos os envolvidos, perante a legislação em vigor.

O secretário de Planejamento, Fiscalização Urbana e Meio Ambiente, Marco Túlio Silva Santos, falou sobre o objetivo da realização do workshop. "A ideia a realização do workshop veio em função às várias demandas recebidas pela secretaria, em decorrência de barulhos em bares e restaurantes, se enquadrando na perturbação do sossego. Diante desta situação, ele foi desenvolvido com o objetivo de debater sobre o assunto com todos os envolvidos, buscando compreender a legislação e como ela se aplica, promovendo um grupo de estudo da legislação, de acordo com cada situação, buscando harmonizar o entretenimento com o sossego da população", enfatizou.

A presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Mônica Simões, falou sobre a importância da realização do evento. “Esta é uma oportunidade valiosa para promover uma consciência coletiva sobre a temática da perturbação do sossego, um assunto que impacta diretamente a qualidade de vida da comunidade. É importante encontrar um equilíbrio entre o entretenimento, o lazer e o respeito ao sossego dos cidadãos. Estamos comprometidos em colaborar ativamente com as autoridades e demais instituições presentes, para buscar soluções que beneficiem a todos. Acreditamos que, por meio do diálogo e da cooperação, podemos encontrar soluções eficazes para os desafios que enfrentamos!”, pontuou.

O representante da União Força Policial (UFP), Ronan Alvarenga, pontuou a importância da comunicação neste contexto. “Sabemos do grande desafio que é encontrar o equilíbrio entre lazer, entretenimento e perturbação do sossego. É muito bom ver que há uma procura de esclarecimento, orientação, adequação para garantir o funcionamento, ordem e segurança, visando o crescimento do comércio, turismo e, ainda assim, procurando fazê-los sem privar os cidadãos divinopolitanos do sossego e boa convivência”, declarou.

O tesoureiro da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp), Antônio Dias Neto, falou sobre o apoio que a Prefeitura receberá na busca pelo equilíbrio. “Mesmo sabendo das limitações que o Poder Público tem em relação ao número de profissionais para fiscalizar e manter a ordem, a Prefeitura de Divinópolis, em parceria com outros órgãos de Segurança Pública, iniciou um importante processo de entendimento entre as autoridades, os comerciantes e a sociedade civil para achar um ponto de equilíbrio com diálogo, respeito e ordem. A Acasp, junto com as demais Associações da Sociedade Civil e Comercial de Divinópolis, dará todo apoio ao projeto, buscando de forma organizada a buscar este equilíbrio social. O primeiro passo foi dado e, agora, através de um grupo de trabalho, irão fluir bons resultados.”, comentou.

O delegado da Polícia Civil responsável pela agência de inteligente da Delegacia Regional de Divinópolis, Weslley Amaral de Castro, falou sobre a participação ativa da entidade na realização deste evento. “A Polícia Civil viu no evento uma grande oportunidade de debater o tema, apresentando possíveis soluções e medidas que possam ajudar na classificação social”, expressou.

O evento contou com a presença dos representantes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG): o comandante do 53º Companhia Independente da Polícia Militar (BPM), capitão André Gustavo Pena Braga; o subcomandante do 23° BPM, major Douglas Guimarães Lima; e o sargenteante do 23º BPM, sargento Dênis Felício Gomes.

Na ocasião, o grupo presente comentou sobre a atuação da Polícia Militar, de acordo com a legislação atual, e pontuou sobre a necessidade da tentativa de resolver conflitos de forma amistosa. Os representantes da PM explicaram que, apenas o registro de ocorrências não é suficiente para a não reincidência dos problemas, orientando que, em último caso, as autoridades militares sejam chamadas, tomando o devido cuidado para a identificação do problema e local, levando em consideração que, para a corporação, incômodos sonoros são subjetivos.

Os representantes do 10° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Divinópolis, agradeceram a participação no workshop “Entretenimento Consciente”, pontuaram “uma abordagem amigável e incentivadora pode contribuir significativamente para a conscientização da sociedade, em relação a perturbação do sossego e a importância da regularização perante os bombeiros, ressaltando que a interação dos participantes permite ajustes necessários para garantir o sucesso de eventos futuros”.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024