26 MAR 2024
Prefeitura recebe lançamento do programa Comunidade Empreendedora
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o Sebrae Minas, lideranças comunitárias e equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), realizaram na manhã de hoje (26/3) o lançamento do programa Comunidade Empreendedora no município.

O lançamento contou com a presença de lideranças comunitárias e escolares, autoridades, técnicos da prefeitura e donos de pequenos negócios. Foram, ao todo, 36 empreendedores mapeados no bairro São João de Deus pelos quatro agentes selecionados pelo programa.

Para apresentação do programa, o representante do Sebrae Divinópolis Denis Magela, juntamente à coordenadora estadual do programa Nayara de Aguilar Araújo, deu as boas-vindas a todos os presentes apresentando como o programa funciona. “O Comunidade Empreendedora visa impulsionar o desenvolvimento econômico das comunidades, nosso propósito em buscar parcerias são voltados em transformar vidas”, destacou.

A secretária de Assistência Social, Juliana Coelho, ressaltou a importância do programa para o município. “Eu queria agradecer as nossas equipes de Assistência Social que abraçaram o projeto e estão fazendo acontecer também no dia a dia. As lideranças comunitárias foram necessárias para a gente identificasse e pedisse o apoio para que nos ajudasse a buscar e a encontrar esses empreendedores que precisavam de serem descobertos de alguma forma”, salientou.

O subsecretário de Estado de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda, Arthur Hélio Albergaria Campos, salienta da participação da Sedese no programa. “O diferencial desse projeto é mapear esses empreendedores, é estar em contato com a população pra gente saber onde estão os talentos, que são muitos. Este é um projeto que os protagonistas são os empreendedores e agentes comunitários tendo um cuidado muito especial de ter pessoas próximas das comunidades, que conheçam ali a realidade”, comentou.

Mariana Oliveira Pimentel, a secretária adjunta de Estado de Desenvolvimento Social, marcou sua presença com um voto de confiança. “Isso é muito bom para que a gente construir juntos e fazer com que, além da comunidade empreendedora, possamos trazer outros projetos que possam compor com a comunidade empreendedora, com as capacitações, com a parte socioemocional, com assistência social, levando dignidade para essas pessoas”, destacou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, agradeceu a presença de todos com palavras de apoio. “Agradeço a parceria do Sebrae por transformar a realidade daqueles que mais precisam. Eu confio em vocês para liderar e criar novas histórias, levando dignidade através de trabalho, moradia e assistência!”, salientou.

O Centro de Convivência dos Idosos Vida Nova esteve presente no evento para apresentações de coral e dança. A galeria de fotos de cerimônia pode ser acessada por meio do link: https://encurtador.com.br/lwKTV

Comunidade Empreendedora

O programa Comunidade Empreendedora tem como objetivo o desenvolvimento do empreendedorismo em comunidades, com foco nos empreendedores formais e informais do estado de Minas Gerais que empreendem em favelas, por meio de ferramentas e metodologias especializadas.

Pesquisa realizada com o Instituto Locomotiva, revelou o perfil dos empreendedores e dos empreendimentos nas comunidades. Os empreendedores selecionados, participarão de Fórum sobre Empreendedorismo e Jornada On-line, além de ações de aconselhamento diretamente nos negócios das comunidades. O programa ainda proporcionará oficinas temáticas nas áreas de modelagem de negócios, marketing e finanças, e ainda, estratégias segmentadas.

Entre os resultados propostos estão: aumentar o potencial de consumo das comunidades; ampliar o acesso a mercado das micro e pequenas empresas instaladas na comunidade; identificar as principais necessidades dos pequenos negócios que fazem parte da comunidade; e aumentar a produtividade e competitividade dos pequenos negócios.

Em dezembro do ano passado, o Sebrae iniciou o processo de seleção de agentes de comunidades, sendo estudantes de curso técnico ou superior, maiores de 18 anos e que residam nas comunidades a serem atendidas. No total, foram cerca de 50 agentes selecionados e capacitados para identificar as necessidades dos empreendedores, a forma como empreendem, o tipo de negócio e as principais dificuldades na gestão dos empreendimentos.

Em 2024, o programa Comunidade Empreendedora vai atender 13 aglomerados, sendo sete em Belo Horizonte e outros seis em cidades da região metropolitana e do interior, entre elas, Divinópolis. A partir do levantamento dos potenciais empreendedores, o Sebrae Minas fará diagnósticos e atendimentos personalizados com o intuito de impulsionar o desenvolvimento dos negócios.

Até o final deste ano, a meta é realizar cerca de 20 mil atendimentos nas vilas e favelas selecionadas. Para o desenvolvimento dos trabalhos a Semas dará um suporte com a mobilização das lideranças e com a participação das equipes dos Cras na interlocução com os moradores das localidades envolvidas.

Acesse a Galeria de Fotos do evento Solenidade de Lançamento do Programa Comunidade Empreendedora através deste link https://encurtador.com.br/lwKTV