25 MAR 2024
Incentivo ao empreendedorismo nas escolas começa nesta segunda
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), informa que, na manhã de hoje (25/3), foi iniciada a nova edição do programa InovEM, na Escola Estadual Patronato São Vicente.

O projeto tem o objetivo de incentivar o pensamento empreendedor e inovador dentro das escolas. Os alunos serão capacitados a identificar problemas, propor soluções, utilizar ferramentas para organização pessoal, de grupo e de ideias, além de apresentar as ideias de forma clara e organizada. Os professores também serão capacitados para que as ferramentas apresentadas sejam utilizadas em projetos futuros propostos pela escola.

O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Divinópolis, pelos agentes locais de inovação do Sebrae, das modalidades Educação Empreendedora e Ecossistema de Inovação, e pela Liga Acadêmica de Empreendedorismo e Inovação (Laemi) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O programa conta, ainda, com o patrocínio da empresa Farmax e da agência de marketing Aerostato Comunicação.

A coordenadora de Inovação, Heloísa Colares, disse que a Semdes se mantém no firme objetivo de promover e incentivar a inovação. “A inovação é fundamental para qualquer setor e na educação não é diferente. Este é um projeto que visa estimular nossos alunos a solucionarem problemas da sociedade de forma inovadora, levando assim, benefícios a toda população”, destacou.

A diretora da Laemi, Maria Oliveira, destaca que o empreendedorismo na educação vai além de simplesmente instruir os alunos sobre como iniciar negócios. “Ele também promove o desenvolvimento de habilidades fundamentais para toda a vida, como pensamento crítico, resiliência, trabalho em equipe e capacidade de solucionar problemas. Ao fomentar o empreendedorismo, estamos capacitando nossos alunos a se tornarem agentes de transformação e cidadãos visionários, preparados para enfrentar desafios e contribuir para a evolução da sociedade”, pontuou.