22 MAR 2024
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Conexão Indústria 4.0 apresenta inovações tecnológicas na sede da Fiemg
Com o objetivo de impulsionar a indústria da região, o encontro apresentou diversas inovações tecnológicas e soluções para a indústria.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), realizou, ontem (21/3), o evento Conexão Indústria 4.0, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Centro-Oeste.

Estiveram presentes dezenas de participantes, entre gestores, lideranças empresariais, representantes de entidades, autoridades regionais e empresários de diversos segmentos, que puderam acompanhar uma série de painéis, palestras e workshops, abordando temas como inovação, novas tecnologias, indústria 4.0, gestão e eficiência energética.

O público também teve a oportunidade de visitar o Laboratório 4.0 da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e conhecer as tecnologias desenvolvidas para atender às demandas da indústria e aumentar sua competitividade.

O presidente da Fiemg Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, falou da importância de uma agenda articulada com ações estratégicas para alavancar o desenvolvimento. “Mais uma vez a Fiemg está ao lado do Município contribuindo para a realização da Semana do Desenvolvimento, ampliando o acesso ao conhecimento e inovação. A cada ano a Semana está mais robusta e com conteúdo enriquecedor!”, enfatizou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Ângelo Gonçalves, mencionou que a temática do Conexão Indústria 4.0 está alinhada com as necessidades do segmento industrial, promovendo o aumento da competitividade. “Divinópolis é uma das cidades com maior diversificação na pauta de exportação. Exportamos segmento têxtil, cosmético, fundição, siderurgia, alimentos, eletrônicos, vestuário, entre outros. A economia diversificada promove a geração de empregos e novas oportunidades. Este evento hoje é totalmente aderente à nossa proposta de aumentar a competividade através das ferramentas 4.0”, pontuou.

O Prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, prestigiou o evento e acompanhou a comitiva na visita do Laboratório 4.0 do SENAI. O líder do executivo enfatizou a importância da união entre poder público, entidades de classe e setor empresarial na promoção do desenvolvimento socioeconômico.

O Conexão Indústria 4.0 é uma iniciativa da GreenCon Tech e MG Data, com apoio da Fiemg Regional Centro-Oeste e vai realizar uma série de encontros visando promover a integração e a inovação na indústria, destacando temas relevantes como automação, tecnologia da informação, gestão de processos, entre outros.  Além de Divinópolis, as cidades de Itaúna, Pará de Minas e Bom Despacho, também receberão o evento, que acontece nas terceiras quintas-feiras dos meses de março, abril, maio e junho.

O Conexão Indústria 4.0 integra a programação da Semana Municipal de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis e conta com o apoio da Invest Minas, Sebrae-MG, Sesi, Senai e FIEMG Regional Centro-Oeste.