01 MAR 2024
SAÚDE
Prefeitura recebe resultado de pesquisa acadêmica realizado em sua rede assistencial
Essa parceria é essencial para o desenvolvimento e crescimento das duas instituições envolvidas, com grandes ganhos sociais.

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Atenção Primária à Saúde (APS) do município, informa sobre a parceria realizada com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), fortalecida pelo tripé formado pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão, que tem possibilitado a abertura de novas iniciativas voltadas ao aprimoramento dos serviços de saúde.

Uma dessas iniciativas foi apresentada ao diretor da Atenção Primária de Divinópolis, Geraldo Lucas Lamounier, no início desta semana, pela professora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Dra. Ana Angélica Lima Dias, como solução para uma lacuna identificada por ela e sua orientanda do Programa de Residência em Saúde da Família/Atenção Básica da UFSJ, a residente Sabrina Morais, como resultado da pesquisa intitulada “Conhecimento e o comportamento dos profissionais de enfermagem da Atenção Primária”.

Trata-se do projeto de extensão "EducAtiva: qualificando para o ensino ativo das medidas de prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde", coordenado pela própria Dra. Ana Angélica e pela Dra. Raissa Silva Souza, que atenderá incialmente as necessidades identificadas na pesquisa. Contudo, espera-se que essa parceria se estenda para as demais medidas de prevenção e controle de infecção.

O diretor da APS, Lucas Lamounier, destaca a importância da parceria. “Mais do que disponibilizar os espaços e campos de pesquisa na estrutura assistencial de Divinópolis, é receber os resultados desses estudos sobretudo quando vem acompanhado de propostas de solução que são exequíveis e que, de fato, melhorem a realidade da assistência à população”, comentou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024