O matriciamento buscou a qualificação do encaminhamento à médicos especialistas da Atenção Secundária, conforme protocolo apresentado em setembro de 2023.
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foi realizado na tarde de ontem (5/2), na faculdade UNA, uma capacitação para encaminhamento voltada aos médicos clínicos da Atenção Primária à Saúde (APS). Este treinamento buscou qualificar os profissionais para o fortalecimento do sistema de saúde do município.
A qualificação abordou questões da especialidade ortopedia e também da junta reguladora. Ao todo, cerca de 63 profissionais participaram das atividades, entre eles, médicos das unidades de saúde e médicos reguladores, supervisores das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) e membros da diretoria da Atenção Primária à Saúde e Diretoria de Regulação do município.
O encontro iniciou com o médico Samuel Penchel, conversando com os profissionais sobre a indicação para inserção dos encaminhamentos no Sistema Viver na Fila Única. Depois, a fisioterapeuta Juliana Teixeira Barreto, explicou sobre o protocolo da junta reguladora para as especialidades específicas.
Por fim, o médico ortopedista, Douglas Eduardo de Oliveira Correa, lotado na Policlínica do município, dialogou sobre os casos enviados para o especialista ortopedista, casos que podem ser manejados na APS e casos que devem ser encaminhados para a UPA, além de tirar dúvidas dos presentes. Ao final, todos os participantes puderam conversar entre si e trocar conhecimento, sendo uma tarde muito enriquecedora.
Simone Cassiano, referência técnica da DAPS, ressaltou a importância destes momentos de matriciamento para que todos os profissionais possam conhecer a rede de atenção ao paciente, com vistas a indicar os melhores tratamentos e fluxos. “Outros matriciamentos acontecerão ao longo do ano. A previsão é de que seja um encontro mensal para debates com diferentes especialidades”, informou.