19 JAN 2024
PREFEITO
VICE-PREFEITA
Prefeitura realiza posse de 38 novos agentes comunitários de saúde
Os novos agentes irão reforçar a equipe de saúde do município, consolidando as unidades de saúde e toda política publica relacionada ao tema em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou ontem (18/1), a posse coletiva de 38 novos agentes comunitários de saúde (ACS).

Os agentes comunitários de saúde são responsáveis, em parte, pelo acompanhamento dos usuários da área em que ele é designado, realizando cadastros e mantendo dados atualizados no sistema de informação da Atenção Básica vigente. Auxiliam também na integração da comunidade em ações e campanhas realizadas pela equipe de saúde, principalmente nos públicos alvo como crianças, idosos, gestantes, hipertensos, diabéticos, dentre outros.

O diretor de Atenção Primária, Lucas Lamounier, dá as boas-vindas a todos os agentes comunitários empossados e fala sobre seu entusiasmo e expectativa em relação a chegada deles na consolidação da Estratégia de Saúde da Família e da política pública de saúde. “Essa consolidação só é possível através dos agentes comunitários de saúde, que tem o serviço extremamente relevante para a sociedade. Acredito muito que o entusiasmo e a energia de todo mundo que está chegando agora irá fazer com que a gente avance na qualidade de assistência de saúde a população”, comentou.

Sheila Salvino, secretária de Saúde, também comentou sobre essas chegadas. "É com muita satisfação que a Semusa recepciona os novos agentes e, ao tempo que lhes damos as boas-vindas e desejamos muito sucesso na nova caminhada que se inicia, também externamos nosso desejo de poder contar com todos na execução de um projeto de atenção à saúde cada vez mais qualificado e humanizado. A Administração Municipal fez progressos históricos na expansão da cobertura da Estratégia Saúde da Família nestes três últimos anos e nosso propósito é que, todos juntos, possamos trabalhar para ofertar à população divinopolitana um serviço de saúde cada vez próximo daquele que todos desejamos”, disse.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, demonstrou toda sua alegria com essa posse. “Fico muito feliz em ver o brilho nos olhos de cada servidor ACS empossado no dia de hoje e só peço que cada um deles faça o seu melhor pra servir a população de Divinópolis, como nosso povo merece, com respeito, amor e disponibilidade”, declarou.

Os novos agentes comunitários de saúde são:

- Amanda Ferreira Machado
- Amanda Martins Xavier