A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que na última sexta-feira (5/1), a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) Planalto realizou uma capacitação abordando a síndrome de Burnout. A atividade aconteceu em parceria com Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat).
A ação foi conduzida pelo enfermeiro Gustavo Dias Araújo, da equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador. Na ocasião, foi realizada uma roda de conversa com o objetivo de destacar a importância da saúde mental, além dos sintomas, prevenção, cuidados e a importância dos momentos de lazer e relaxamento.
A síndrome de Burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.
O enfermeiro do Trabalho, Gustavo Dias Araújo, destacou a importância desses debates. “A prevenção da saúde mental do trabalhador é de extrema importância para o atendimento à população e principalmente para qualidade de vida desse trabalhador. A VISAT trata com devida importância e respeito o trabalhador como um todo”, comentou.
A Visat é um conjunto de ações e práticas que envolvem desde a vigilância sobre os agravos relacionados ao trabalho com a intervenção de fatores de risco ambientais nos processos de trabalho; como também em ações educativas e avaliações estatísticas para promover a saúde desse trabalhador.
Além disso, a Vigilância é estruturante e essencial ao modelo de Atenção Integral em Saúde do trabalhador constituindo saberes e práticas sanitárias, articulados intra e intersetorialmente da promoção, prevenção e cuidados.