A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que o município, assim como todos os municípios do país, segue todas as diretrizes do Ministério da Saúde e do Plano Nacional de Imunização.
Sendo assim, a vacina contra a covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 5 anos será incorporada no calendário de rotina de imunização. A partir de 1º de janeiro de 2024 o Ministério da Saúde passou também a recomendar uma dose anual ou semestral para os grupos prioritários, com cinco anos de idade ou mais e maior risco de desenvolver formas graves da doença, independentemente do número de doses prévias recebidas. A estratégia é utilizar a vacina como principal medida de combate ao vírus!
De acordo com o Ministério da Saúde, para as crianças, a recomendação é aplicar a primeira dose da vacina aos seis meses de idade, a segunda dose aos sete meses e terceira dose aos nove meses.
No entanto, todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos não vacinadas ou com doses em atraso poderão completar o esquema de três doses, seguindo o intervalo recomendado de quatro semanas entre a primeira e a segunda doses e oito semanas entre a segunda e a terceira.
Crianças que já receberam três doses de vacinas contra a Covid-19, nesse momento, não precisam de doses adicionais.