A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foram realizadas ontem (28/12), ações de multivacinação em duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do município.
As ações, que foram realizadas nas ILPIs Doce Idade Residencial e LA VITTA Residencial, contemplaram um total de 131 doses, sendo destas: 39 de Pfizer bivalente; 29 de gripe/influenza; 26 de antitetânica; 21 de hepatite B; 12 de tríplice viral; 4 de febre amarela.
Segundo o coordenador da Central de Imunização, Tércio Leão, um dos grandes avanços da ciência é o desenvolvimento de vacinas. “Com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico, as vacinas estimulam a produção de anticorpos que combatem agentes infecciosos, como vírus e bactérias, e evitam o adoecimento”, explica.
A Semusa reforça a importância na atualização frequente da caderneta vacinal, enfatizando que a atualização regular do cartão de vacina é essencial para garantir uma maior imunidade e prevenir problemas de saúde. Através da atualização do cartão de vacina, é possível assegurar que o indivíduo esteja protegido contra um amplo espectro de doenças imunopreveníveis, contribuindo, assim, para a saúde pública e para a prevenção de surtos e epidemias.