22 DEZ 2023
VICE-PREFEITA
Prefeitura empossa 64 novos agentes comunitários de saúde

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semusa) e da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), empossou ontem (21/12), 64 novos agentes comunitários de saúde, que irão reforçar as equipes de saúde do município.

Os agentes comunitários de saúde (ACS), são responsáveis em parte, pelo acompanhamento dos usuários da área em que ele é designado, realizando cadastros e mantendo dados atualizados no sistema de informação da Atenção Básica vigente. Auxiliam também na integração da comunidade em ações e campanhas realizadas pela equipe de saúde, principalmente nos públicos alvo como crianças, idosos, gestantes, hipertensos, diabéticos, dentre outros.

A diretora de Administração, Syulla Rocha, salienta que, além destes 64, 42 novos ACS prorrogaram a posse e serão empossados nos próximos dias, 4 foram desclassificados. “Os ACS que não foram empossados, solicitaram prorrogação do prazo. De acordo com o Estatuto dos Servidores eles têm 30 dias prorrogáveis por mais 30 para tomar posse. Em geral, o pedido de prorrogação é para terminar a realização dos exames obrigatórios e/ou por questões pessoais”, explicou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, destacou o importante papel desempenhado pelos agentes de saúde. “Os ACS são os responsáveis por auxiliar e acompanhar a saúde de todas as pessoas nas áreas que atuam. É um trabalho de extrema importância para a promoção de saúde de toda população!”, destacou.

Para o diretor de Atenção Primária, Lucas Lamounier, a chegada dos novos agentes comunitários era muito esperada. “São com estes atores que há a consolidação da política pública de saúde que hoje chamamos de ‘Estratégia Saúde da Família’. Sem eles não seria possível fazer acontecer o programa. É com muita alegria e entusiasmo que recebo a todos!”, destacou.

A diretora de Interface Jurídica da Semusa, Sheila Salvino, saudou os novos integrantes e comentou sobre os impactos positivos que a ação vem acarretar na saúde da cidade. “A Semusa acolhe com bastante entusiasmo os novos agentes comunitários de saúde e entende que esta é mais uma grande conquista da população divinopolitana! O projeto de expansão da rede de Atenção Primária e a consequente ampliação da cobertura da estratégia, ‘Saúde da família’, impactaram positivamente nos indicadores de saúde do Município e o trabalho dos agentes comunitários foi essencial para que essa melhoria se viabilizasse”, ressaltou.

Os novos agentes comunitários de saúde são:

•    Adriano Caetano Gonçalves
•    Tiago Da Silva Maia
•    Vinicius Diniz Da Costa
•    Walisson Antônio Simoes Dos Reis
•    Yan Da Silva Silvério.