22 DEZ 2023
Escola Professor Bahia lança livros do projeto “Escritos Juvenis”
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), parabeniza a Escola Municipal Professor Bahia, pelo lançamento de dois livros vigentes do projeto “Escritos Juvenis”, que foi realizado na terça-feira (19/12).

O livro “Um lugar chamado NOÉ”, foi escrito pelos jovens estudantes do 9º ano de 2022, contando sobre como a região próxima ao viaduto do bairro Esplanada, onde está a Mata do Noé, e que se estende até o bairro Nova Holanda, é essencial para a cidade. A área verde, não só oferece um refúgio natural, mas também ajuda a limpar o ar, graças às árvores que filtram impurezas e partículas de poluição. É um lugar valioso que combina beleza natural e benefícios ambientais.

Já a turma do 9º ano de 2023 lançou o livro “Fake or True – o universo das mídias sociais na era do não ser”, abordando o universo das mídias sociais na era em que a veracidade das informações muitas vezes é desafiada. Este livro destaca a importância de compreender e combater a propagação de notícias falsas, os alunos puderam desenvolver a consciência crítica para uma participação informada na sociedade digital.

A cerimônia de lançamento contou com a presença da secretária de educação, Andreia Dimas; do diretor da unidade, Alisson Ferreira; da vice-diretora, Alcione Santos, e do supervisor escolar, Júlio Ferreira. Destacaram-se também a professora Eliana Rodrigues, integrante da equipe formadora do livro "Um lugar chamado Noé" de 2022, e o professor Wagner Ramos, que contribuiu para a formação do livro "Fake or True: a era do não ser" de 2023.

A secretária da Educação, Andreia Dimas, ressaltou a importância desse momento. “É uma alegria ver os resultados dos nossos alunos. Eu sinto muito orgulho de ver escolas como a Escola Professor Bahia apresentando projetos tão importantes”, concluiu.

O diretor da unidade escolar, Alisson Ferreira, ilustrou o valor desse trabalho realizado pelos adolescentes dentro do desenvolvimento das atividades do projeto Escritos Juvenis. “Celebrar a sexta e sétima edição desse projeto é muito gratificante. Foi especial ter essa oportunidade de comemorar na escola e receber tantos alunos e familiares, é muito importante que esses jovens tenham voz e que possam expressá-la através dos livros”, comemorou.

O projeto "Escritos Juvenis" teve início em 2015, quando alunos produziram textos notáveis que inspiraram a compilação em livro. O primeiro exemplar, lançado em novembro daquele ano, intitulado "As pequenas corrupções", marcou o início de uma jornada literária. Em 2016, surgiu "Tão Diversas e Tão Iguais", explorando a diversidade do Brasil entre os jovens escritores. No ano seguinte, o foco foi na Lei Maria da Penha e na relevância da mulher na sociedade brasileira, resultando em "Mulheres de Olhar Sem Medo".

Em 2018, os jovens expressaram suas visões sobre a justiça cotidiana em "Sob a Luz da Justiça". O ano de 2019 trouxe "Cidadania, um Olhar", ampliando as reflexões. Em 2022, "Mata do Noé" foi apresentado, seguido por "Fake News, Fake or True: a Era do Não Ser" em 2023, ambos lançados no evento. Esses lançamentos representam a evolução do projeto, abordando diversas temáticas e proporcionando uma plataforma única para a expressão criativa dos jovens.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024