A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa sobre a nova abordagem de atendimento a crises em saúde mental no município, denominada “Diálogo Aberto”. Esta abordagem inovadora é utilizada para melhor atender os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS / Sersam) de Divinópolis.
O projeto foi implantado objetivando oferecer uma atenção mais direcionada, humanizada e social às pessoas que necessitam de tratamento em saúde mental, tema ainda coberto por estigmas, possibilitando voz e visibilidade à pessoa que se encontra inserida nos CAPS.
Atualmente a equipe do Diálogo Aberto é composta pelos profissionais: enfermeira e coordenadora do CAPS IJ, Elina Rosa Coelho; a psicóloga e especialista em psicologia social e com experiência em CAPS, Aline Duarte Fagundes e o enfermeiro e gerente de saúde mental de Divinópolis, Thiago Ramos.
Abordando a proposta de redução da medicação e também engajamento de toda a rede familiar e de apoio ao usuário, visa de uma forma consciente, contribuir que as pessoas próximas, familiares ou não, deem voz e participem ativamente no progresso do tratamento.
Com sua implantação em maio/2023 os resultados durante esses 6 meses têm se mostrado promissores. Aproximadamente 30% das pessoas que receberam a abordagem obtiveram redução na medicação e posteriormente encaminhamento para continuidade do acompanhamento nas unidades básicas de saúde.
De acordo com a fala de alguns usuários que receberam a abordagem, o Diálogo Aberto abre novos horizontes, principalmente para compreensão familiar, como uma forma de união e aproximação.