A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), finalizou na terça-feira (12/12), o primeiro ciclo de capacitações que incluiu todos os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do município.
A ação foi uma iniciativa da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) que, em parceria com o CIS-URG Oeste (Samu), planejaram, organizaram e executaram as atividades. As capacitações abordaram temas prioritários relacionados à urgência e emergência na área da saúde, mais comuns de ocorrem dentro de uma unidade básica de saúde.
Os treinamentos fazem parte do Projeto Atendimento em Urgência e Emergência na Atenção Primária à Saúde (AUE-APS), que visa capacitar os profissionais e reestruturar as unidades de saúde com equipamentos, materiais e medicações para os primeiros atendimentos emergenciais, até que o serviço móvel de urgência chegue. Os treinamentos foram ministrados por profissionais do Samu e atingiu 830 trabalhadores.
Foram realizadas 10 capacitações, com média de 80 participantes por turma, com duração de oito horas de treinamento. As capacitações aconteceram na sede da faculdade UNA e eram divididas em duas partes: pela manhã, alinhamento teórico e no período da tarde, foram montadas estações do treinamento prático, onde todos os presentes desenvolveram as técnicas que foram apresentadas, com simulação de ocorrência.
Agora, outras capacitações serão organizadas à medida que os equipamentos estiverem disponíveis nas unidades e a partir da demanda dos profissionais. Será elaborado também, o protocolo de atendimento as urgências e emergências, onde será definido, pelas próprias equipes, qual será o papel de cada um em uma situação emergencial.
Este ciclo de capacitações foi muito bem avaliado por todos os profissionais que participaram. A Semusa agradece imensamente a parceria com o CIS-URG Oeste (Samu) pela dedicação, profissionalismo e eficiência na condução das atividades, bem como a todos os profissionais pelo envolvimento e disponibilidade.