A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou ontem (11/12), a abertura da exposição em comemoração aos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). A mostra estará aberta ao público até o dia 15 de dezembro, no espaço GTO da Câmara Municipal.
A exposição, buscou homenagear os trabalhos exercidos pela Semas que contribuem para a garantia de direitos sociais previstos na DUDH, assim como as políticas municipais, como a política de direito das mulheres, política de assistência social, política sobre drogas e direitos humanos e a política de segurança alimentar e nutricional sustentável. A Semas, convida toda a população a descobrir um pouco mais a história da conquista dos Direitos Humanos, e que possam ter conhecimento das políticas desenvolvidas pela Secretaria!
O diretor de Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos e gerente de Proteção Social e Benefícios, Maicom Marques, ressaltou sobre a importância da DUDH e das políticas públicas. “É muito importante trazermos, para o conhecimento das pessoas, sobre esses 75 anos da Declaração dos Direitos Humanos. No primeiro artigo ela diz que nós nascemos livres e iguais em direitos, mas a gente também precisa entender que existem situações que nos tornam singulares, desiguais. E são nessas diferenças que precisamos observar que alguns sujeitos carecem das políticas públicas e cuidados. Então, precisamos trabalhar nessa perspectiva”, afirmou.
A DUDH, instituída em 1948, estabelece os direitos inalienáveis e universais de todos os seres humanos, independentemente de nacionalidade, etnia, gênero ou religião. A Declaração, presente na Constituição Federal, abrange uma gama de direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais, buscando garantir a dignidade e a igualdade de todos, promovendo a justiça, liberdade e bem-estar das pessoas em todo o mundo.
Marcando o início da ação, o terapeuta integrativo, Cadu Coimbra, agraciou a todos com uma apresentação onde utilizava instrumentos de sopro e percussão, promovendo um momento de paz e meditação a todos os presentes.
A secretária de Assistência Social, Juliana Coelho, comentou sobre a exposição e exaltou a luta pelos direitos. “Hoje, a gente tem sete tipos de benefícios que foram constituídos nessa gestão, já devidamente certificado com o Conselho Municipal de Assistência Social. A nossa exposição é um chamado para que a população possa conhecer mais das políticas que anos trabalhamos em prol da população, daquilo que se garante a dignidade humana e, principalmente, se prevê a dignidade humana”, destacou.
A vereadora líder do Governo e presidente da Comissão de Assistência Social, Ana Paula do Quintino, parabenizou o trabalho da Semas. “A assistência social é saber lidar com o outro, sentir a dor do outro e desempenhar da melhor maneira. Eu considero que a assistência social é o carro de tudo, pois é o que lida com as mazelas e com os preconceitos. E, mais uma vez, a gente tem isso. Eu estou muito feliz por fazer parte disso aqui e a assistência social pode contar comigo sempre. É muito importante que nós possamos trabalhar juntos, para fazermos uma assistência do jeito que as pessoas desejam”, ressaltou.
O presidente e representante da Câmara dos Vereadores, Israel da Farmácia, reforçou e parabenizou a equipe da Semas. “Parabéns para toda a equipe da assistência social, vocês fazem um trabalho muito bonito e este evento está excelente! O trabalho realizado pela assistência social é muito importante, pois eles vão aos locais e acolhem a população, e acolher é difícil. Então para mim é um trabalho bonito, e que vem realizando sonhos”, comentou.
Para conferir mais registros do evento acesse a galeria através do link:
https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/0/galeria-de-fotos/363/exposicao-75-anos-da-declaracao-universal-dos-direitos-humanos/