A ação visa garantir a proteção imunológica de pacientes, assegurando que a caderneta vacinal de todos esteja atualizada.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou nos dias 23 e 24 de novembro, uma ação de vacinação contra covid-19, no Centro de Nefrologia do Complexo de Saúde São João de Deus.
Ao todo foram realizadas 188 doses, sendo 20 da vacina Pfizer bivalente, 14 dupla adulto, 14 doses de febre amarela, 117 de hepatite b, 32 Influenza trivalente e uma dose de tríplice viral. Foram contemplados os pacientes imunodeprimidos, portadores de insuficiência renal em programas de diálises ou outros tipos de tratamentos para a condição renal crônica ou aguda.
A ação foi realizada nos períodos matutino, vespertino e noturno, beneficiando diversos pacientes nefrológicos, que possuem uma condição de vida limitada por causa da doença, e que puderam receber os imunizantes in loco no período pré e pós diálise. Foram contemplados tanto os residentes em Divinópolis, quanto os de outros municípios atendidos no Centro de Nefrologia.
O coordenador do serviço de Nefrologia do Completo de Saúde São João de Deus, Arlindo Ribeiro de Oliveira, destacou a ação. “Esta parceria foi muito importante, pois atingimos um grande número de pessoas, além de facilitar o deslocamento e garantir um maior conforto aos pacientes. A vacinação neste grupo é muito importante, pois, por serem pacientes imunodeprimidos, possuem uma resposta imunológica deficitária, assim, a vacina é a maneira mais eficaz de combater as doenças”, pontuou.
De acordo com o coordenador da Central de Imunização, Tércio Leão, a campanha de vacinação é de extrema importância. “Ações colaborativas como esta reforçam o compromisso assumido a partir do promover saúde. Todo processo visa fortalecer e intensificar as ações de imunizações, minimizando os impactos nocivos causados por baixas coberturas vacinais, e resgatando um cenário com melhores perspectivas. Essas ações corroboram para consolidar um SUS equânime e universal, e reduzir os impactos causados pelas doenças imunopreviníveis”, ressaltou.