Medida busca aumentar a proteção de crianças e adolescentes e evitar casos graves da doença
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que a faixa etária para vacinação contra a dengue foi ampliada no município. A vacina tetravalente atenuada, que protege contra os quatro sorotipos do vírus, passa a ser indicada para crianças e adolescentes de 5 anos a 16 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Até então, a idade mínima para receber a dose era de 6 anos.
O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação da criança ou adolescente e comprovante de residência em Divinópolis. Caso o usuário não esteja vinculado a uma Unidade de Saúde, será necessário comprovar endereço.
De acordo com a Central de Imunização, a ampliação da faixa etária é uma estratégia municipal para otimizar as doses que estão em estoque, devido à baixa adesão da população, e aumentar a proteção da população jovem, reduzindo casos graves e internações pela doença.
A Semusa reforça que a vacina contra a dengue pode ser aplicada no mesmo dia que outras vacinas do calendário, sem necessidade de intervalo. Situações como doença febril ou uso recente de medicamentos imunossupressores exigem adiamento da vacinação.