A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa sobre a realização de duas ações na manhã de hoje (28/11), conduzidas pela ESF Ipiranga, na programação do Novembro Azul.
Cerca de 40 trabalhadores da empresa Telemont receberam orientações sobre educação em saúde bucal com os seguintes temas: identificação de cáries, doenças periodontais (gengivas) e fatores que levam à saúde e doença da boca. Os presentes receberam orientações de higiene bucal, além da distribuição de kits para higiene dental, foi falado também sobre doenças causadas pelo uso de cigarros eletrônicos, câncer de boca e autoexame.
A palestra foi conduzida pela dentista da ESF Ipiranga, Lidiane Carvalho; acompanhada da auxiliar de saúde bucal, Geovania Correa; e do acadêmico da Faculdade Anhanguera, Junior Paiva. A palestra aconteceu no espaço da empresa que está sediada na área de abrangência da ESF Ipiranga e faz parte da programação do Novembro Azul.
Ricardo Geraldo Magela de Oliveira, o instrutor de ensino profissional, agradeceu pela ação realizada. “Em nome da Telemont, eu venho agradecer por mais um evento com a parceria com a unidade de saúde Ipiranga, nos esclarecendo sobre nossa saúde bucal para que possamos ter hábitos seguros e prevenções diárias. Obrigado por esta ótima palestra oferecida a nós com muita gratidão!”, destacou.
Paralelamente, a unidade recebeu a visita da empresária e enfermeira do Samu, Ana Carolina Corgozinho, que conduziu uma roda de conversa sobre o cuidado com a saúde do homem; todos os pacientes presentes puderam participar. A organização do evento foi feita pela psicóloga da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Keilla Couy e pelas agentes comunitárias de saúde (ACS) Isabel Cristina, Emanuele Araújo e Gabrielle Cançado.
Vilânia Cristina, referência técnica da Atenção Primária, destacou a importância de os homens cuidarem da própria saúde. “O mês de novembro é mais um momento de chamar a atenção e sensibilizar a população masculina sobre a importância de se cuidar. Nos meses de janeiro a outubro de 2023 apenas 32% dos atendimentos de saúde oferecidos nas unidades de Atenção Primária à Saúde de Divinópolis foram para homens e 78% para mulheres. O que vem, mais uma vez alertar que precisamos realizar busca ativa e ações de conscientização de que saúde também é coisa de homem, não podemos esperar a doença!”, salientou.
De acordo com o supervisor da ESF Ipiranga, Alisson Israel Rodrigues, as ações são importantes porque conscientizam o homem sobre os vários aspectos de se cuidar da própria saúde. “A educação e a conscientização são formas estratégicas e eficientes de se transpor as barreiras do estigma e do preconceito e reforçar que o autocuidado é uma forma de retribuir o amor e atenção para com aqueles que fazem parte do nosso contexto”, destacou.