A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que, na terça-feira (21/11), foram realizadas duas ações referentes à Semana da Consciência Negra.
A unidade de Estratégia e Saúde da Família (ESF) Nilda Barros realizou uma discussão com a atividade “Educação em saúde”, liderados por Sarah Gabriel e Luana Silva Gomes. Elas apresentaram dados epidemiológicos da população negra do Brasil, desde políticas nacionais de saúde, o Estatuto da Igualdade Racial e doenças prevalentes da população negra. Toda a equipe da unidade de saúde esteve presente.
A ESF Campina Verde realizou roda de conversa com a discussão da “Educação em saúde”, conduzida por Célio Lúcio Lopes, sacerdote afro-brasileiro e presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial (Compir), com presença de todos os trabalhadores da unidade. Na ocasião, foram relembrados lutas e movimentos dos negros pelo fim da opressão e escravidão, trazendo a necessidade de discussão diária a respeito do assunto com profissionais da saúde com a finalidade de sensibiliza-los ao atendimento da população supracitada.