A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que a Escola Municipal João Gontijo da Fonseca realizou, ontem (21/11), diversas atividades voltadas a celebração da Semana Nacional da Consciência Negra.
A unidade deu destaque aos temas que deram origem às lutas e conquistas alcançadas dentro do contexto social, como a resistência quilombola, que se refere à luta e preservação cultural das comunidades de descendentes de escravizados, que se refugiaram em quilombos.
As atividades realizadas com as crianças abordaram a importância da defesa dos territórios e direitos das comunidades, destacando os desafios que enfrentam. As crianças aprenderam sobre as raízes antigas da escravidão na história da humanidade, com ênfase no contexto específico da escravidão africana.
Os trabalhos também abordaram a riqueza cultural, com um enfoque especial na importância das cores. Os alunos aprenderam como as cores desempenham um papel significativo na cultura africana, transmitindo símbolos, tradições e significados. Foi destacado que diferentes grupos étnicos e regiões da África atribuem significados distintos às cores em suas vestimentas, arte e cerimônias.
Na rede municipal de ensino, o Decreto Nº 15.440/22, que estabelece as normas e diretrizes do Calendário Escolar para a Rede Municipal de Ensino de Divinópolis para o ano de 2023, define que, o período de 19 a 24 de novembro será destinado às atividades da Semana da Consciência Negra, em comemoração ao dia 20 de novembro, data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares, instituído pela Lei Federal n° 12.519/11.
A iniciativa demonstra um comprometimento crucial na promoção da diversidade, na valorização da cultura afro-brasileira e na conscientização sobre questões raciais. Ao proporcionar atividades educativas e culturais, as instituições contribuem para a formação de uma sociedade mais inclusiva, combatendo o racismo e promovendo o respeito à diversidade étnica.