A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foram realizadas ontem (21/11) duas ações educativas no município, abordando diversos temas relevantes para as crianças.
Na quarta-feira (22/11), uma equipe da unidade de Estratégia e Saúde da Família (ESF) São Roque 1 realizou, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cantinho de Criança, uma ação educativa sobre atividade física e combate à dengue.
Na ocasião, foram trabalhados dois assuntos importantes junto as crianças, de forma lúdica e criativa, incentivando a atividade física e o desenvolvimento neuropsicomotor por meio de um circuito educativo, cujo objetivo era eliminar o mosquito da dengue. A equipe foi composta pela enfermeira Laura Andrade, a médica Rosângela Brandt e as agentes comunitárias de saúde (ACS) Maria Luiza Faustino, Júnia Teodoro e Daniela Correa.
Para a enfermeira Laura, o circuito criativo foi importante para o aprendizado. “São ambientes que favorecem o brincar, o jogo, a diversão. Por isso é tão importante que haja um local, dentro e fora de casa, para a descoberta da aprendizagem e, assim, proporcionar o desenvolvimento das crianças”, destacou.
Na manhã de hoje (23/11), a equipe da unidade de Estratégia e Saúde da Família (ESF) Nova Holanda, em parceria com os acadêmicos do 9º período do curso de enfermagem da Faculdade Anhanguera e UFSJ, realizaram uma ação educativa na Escola Municipal Professor Bahia. O tema foi “Prevenção da Gravidez na adolescência” e abordou temas como saúde sexual e reprodutiva e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis
(IST).
Estiveram presentes 24 adolescentes com idades entre 13 a 17 anos. A ação teve a presença da enfermeira Patrícia Amaral Cerri e, como facilitadoras ao entendimento do assunto, estiveram presentes as acadêmicas Maysa de Carvalho Figueiredo da UFSJ, e Jennifer Fernanda Rosa Santos da Anhanguera.