17 NOV 2023
Semed promove formação sobre contextos investigativos no Cmei Hebert de Souza
A ação aborda a importância da aprendizagem por meio de investigação e descoberta por parte da curiosidade das crianças de forma autêntica.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que foi realizada uma ação de formação com o tema “Contextos Investigativos na Educação Infantil”, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Herbert de Souza.

Essa abordagem pedagógica destaca a importância da exploração ativa e da aprendizagem genuína, por meio da investigação e descoberta, criando situações de aprendizado que incentivam as crianças a questionar, explorar, experimentar e resolver problemas de maneira independente ou colaborativa.

A capacitação, na sexta-feira (10/11), foi conduzida pela coordenadora do Centro de Referência em Educação (Crei), Angelita Oliveira, foi direcionada aos professores da educação infantil. Utilizando estudos, brincadeiras, reflexões e trabalho em grupo, os profissionais foram habilitados a criar ambientes de aprendizado envolventes e a apoiar o desenvolvimento integral das crianças. O aprendizado ganha significado quando as crianças estabelecem conexões com o mundo real e constroem conhecimento de maneira autêntica.

Os educadores desempenham um papel fundamental ao estimular as crianças a fazerem perguntas, expressarem suas ideias e explorar tópicos de interesse, adaptando o currículo com base nas curiosidades dos estudantes e promovendo atividades práticas que desenvolvem habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade, comunicação e colaboração.

A investigação vai além de preparar um espaço e materiais, envolvendo a resolução de problemas, estimulando as perguntas das crianças e criando condições para expressá-las. Através da ação de promoção, é possível que os professores estimulem a curiosidade natural das crianças, levando-as a buscar respostas, experimentar ideias e a expressar sua criatividade.

Amanda Fonseca, professora da Creche III, esteve presente e ressaltou a importância da formação. “O curso de contextos investigativos foi um momento especial de muita aprendizagem para toda nossa equipe, o que nos permitiu compartilhar práticas e trocar ideias sobre a importância da autonomia da criança, valorizando o interesse delas em alguma área e ampliando seu conhecimento”, comentou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024