A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), parabeniza o pesquisador e cirurgião-dentista, Sérgio Araújo Andrade, por seu reconhecimento internacional na área de em fluorescência óptica para diagnóstico de lesões bucais.
O pesquisador trabalha com exame de fluorescência desde 2007, sendo um dos primeiros do mundo a realizar a técnica, que permite a identificação de lesões imperceptíveis no exame clínico tradicional.
Em 2016, seus esforços foram reconhecidos com a conquista do 1º lugar do projeto de pesquisa The Future Health, da British Medical Journal (BMJ) da Inglaterra, em parceria com o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do governo brasileiro.
Em 2019, fez parte do grupo que, naquele ano, se tornou o que realizou o maior número de publicações focadas em fluorescência no mundo, além da recente conquista como o grupo com mais publicações sobre efeitos dos cigarros eletrônicos na saúde oral, juntamente com seus colegas de equipe Patrícia Alves da Costa, Ana Luisa Amaral e Bashir Lwaleed. No mesmo ano, sua patente de um dispositivo de medição e classificação de lesões orais e dermatológicas se tornou a 1ª patente da história da Ufsj a ser licenciada para produção.
Sérgio é graduado em odontologia pela Universidade de Itaúna (UIT), mestre em Biotecnologia e Empreendedorismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e doutor em Biotecnologia aplicada à saúde pela UFSJ, sendo que, no doutorado, a sua linha de pesquisa foi voltada ao diagnóstico oral.
A Semusa parabeniza o profissional por todo o seu empenho na área e pelo reconhecimento gerado pelos seus esforços, destacando como o seu campo de pesquisa é importante para a evolução da odontologia.